QBQ

Quadro Brasileiro de Qualificações

Secretaria de

Trabalho

MINISTÉRIO DO TRABALHO

 

CONCEITOS E TERMINOLOGIA

I.            PERFIL OCUPACIONAL

 Perfil ocupacional

Descrição das principais atividades que os trabalhadores desempenham num campo de produção de bens ou prestação de serviços correspondente a uma ocupação.

 

Perfil ocupacional é o ponto de referência para análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o desempenho de uma ocupação.

São apresentadas versões síntese e detalhada de cada perfil ocupacional.

 

II.            CONHECIMENTOS

 Conhecimentos

Conjunto de informações, fatos, teorias, práticas e princípios necessários para o exercício de uma ocupação ou para a obtenção de uma qualificação profissional.

 

1)       Para efeito de estabelecer o nível de qualificação das ocupações do Grupo I (níveis 1 a 5), os conhecimentos foram detalhados, hierarquicamente, em domínios, áreas, campos e conhecimentos.

·         2 Domínios

o    23 Áreas   

§  238 Campos

§  1.558 Conhecimentos

Com relação aos conhecimentos, o número acima apresentado cresce durante o processo de análise das ocupações, ampliando e diversificando a relação inicial.

Segue relação de áreas de conhecimento, por domínio.

 DOMÍNIOS

ÁREAS DE CONHECIMENTO

FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL

 

Ciências exatas e informática

 

Ciências biológicas 

 

Ciências da saúde 

 

Ciências agrárias 

 

Ciências sociais aplicadas 

 

Ciências humanas 

 

Linguística, letras e artes 

 

Outras áreas dos domínios de formação geral e/ou transversal

FORMAÇÃO ESPECÍFICA OU TÉCNICA-PROFISSIONAL

 

Administração, gestão e negócios

 

Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura

 

Processos de produção industrial

 

Processos de comércio

 

Serviços da saúde e bem-estar

 

Serviços da transportes, armazenagem e correios

 

Turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer

 

Moda, estética, embelezamento e serviços às pessoas

 

Saúde, cuidados e adestramento de animais domésticos

 

Produção cultural, design e decoração

 

Limpeza, conservação, portaria, vigilância, zeladoria e manutenção de edifícios e de áreas públicas

 

Serviços de utilidade pública (telecomunicações, saneamento básico e energia)

 

Serviços financeiros e afins

 

Serviços educacionais, de desenvolvimento comunitário e defesa civil

 

Outras áreas dos domínios técnico-profissionais

 

2)       Para efeito de estabelecer o nível de qualificação das ocupações do Grupo II (níveis 6 a 8), os conhecimentos foram detalhados, hierarquicamente, em áreas, campos, conhecimentos e elementos de conhecimento.

·         9 Áreas

o    94 Campos   

§  450 Conhecimentos

§  1.075 Elementos de conhecimento

 

Com relação aos conhecimentos e aos elementos de conhecimento, os números acima apresentados crescem durante o processo de análise das ocupações, ampliando e diversificando a relação inicial.

Segue relação de campos de conhecimento, por área.

ÁREAS

CAMPOS

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA 

 

Matemática

 

Probabilidade e estatística

 

Ciência da computação

 

Astronomia

 

Física

 

Química

 

Geociências

 

Oceanografia

 

Tecnologia da informação e comunicação

 

Outros campos da área de ciências exatas e da terra

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 

 

Biologia geral

 

Genética

 

Botânica

 

Zoologia

 

Ecologia

 

Morfologia

 

Fisiologia

 

Bioquímica

 

Biofísica

 

Farmacologia

 

Imunologia

 

Microbiologia

 

Parasitologia

 

Biomedicina

 

Outros campos da área de ciências biológicas

ENGENHARIAS 

 

Engenharia civil

 

Engenharia de minas

 

Engenharia de materiais e metalúrgica

 

Engenharia elétrica e eletrônica

 

Engenharia mecânica

 

Engenharia química

 

Engenharia têxtil

 

Engenharia sanitária

 

Engenharia de produção

 

Engenharia nuclear

 

Engenharia de transportes

 

Engenharia naval e oceânica

 

Engenharia aeroespacial

 

Engenharia biomédica

 

Engenharia de agrimensura

 

Engenharia cartográfica

 

Engenharia mecatrônica

 

Outros campos da área de engenharias

CIÊNCIAS DA SAÚDE 

 

Medicina

 

Odontologia

 

Farmácia

 

Enfermagem

 

Nutrição

 

Saúde coletiva

 

Fonoaudiologia

 

Fisioterapia, terapia ocupacional e afins

 

Educação física

 

Outros campos da área de ciências da saúde

CIÊNCIAS AGRÁRIAS 

 

Agronomia

 

Recursos florestais e engenharia florestal

 

Engenharia agrícola

 

Zootecnia

 

Medicina veterinária

 

Recursos pesqueiros e engenharia de pesca

 

Ciência e tecnologia de alimentos

 

Outros campos da área de ciências agrárias

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 

 

Direito

 

Administração

 

Economia

 

Arquitetura e urbanismo

 

Planejamento urbano e regional

 

Demografia

 

Ciência da informação

 

Museologia

 

Comunicação

 

Serviço social

 

Economia doméstica

 

Desenho industrial

 

Turismo

 

Relações internacionais

 

Outros campos da área de ciências sociais aplicadas

CIÊNCIAS HUMANAS 

 

Filosofia

 

Sociologia

 

Antropologia

 

Arqueologia

 

História

 

Geografia

 

Psicologia

 

Educação

 

Ciência política

 

Teologia

 

Outros campos da área de ciências humanas

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES 

 

Linguística

 

Letras

 

Artes

 

Outros campos da área de linguística, letras e artes

TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS

 

Tecnologias estratégicas

 

Métodos e procedimentos científicos

 

Outros campos da área de tecnologias estratégicas

 

As tabelas de conhecimentos foram elaboradas a partir das seguintes referências:

o   Tabela de Conhecimentos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - Capes, também utilizada pelo Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq e Plataforma Lattes. (3)

o   Tabela de conhecimento do Revised Field of Science and Technology Classification in the Frascati Manual – FOS, cuja revisão foi publicada em 2017 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. (4)

o   Análise de currículos de diferentes instituições que oferecem educação profissional e tecnológica.

 

 

III.            HABILIDADES

 Habilidades

Capacidade de aplicar conhecimentos e utilizar os recursos adquiridos para concluir tarefas e solucionar problemas.

 

As habilidades foram estruturadas hierarquicamente em:

·          3 Domínios

o    9 Categorias

§  84 Habilidades

 

Com relação às habilidades, o número acima apresentado cresce durante o processo de análise das ocupações, ampliando e diversificando a relação inicial.

Para garantir a padronização do uso de habilidades entre diversos classificadores, foram elaboradas as definições a seguir.

DOMÍNIOS

CATEGORIAS

HABILIDADES

DEFINIÇÃO

HABILIDADES COGNITIVAS

Capacidades desenvolvidas que influenciam a aquisição e aplicação de conhecimentos na resolução de problemas

 

 

 COMUNICAÇÃO 

Capacidades desenvolvidas de compreender as ideias de outros e ter as ideias compreendidas por outros. Também inclui dar e receber feedback crítico e falar em público.

 

 

 

Compreensão oral

Capacidade desenvolvida de ouvir e compreender informações e ideias apresentadas por meio de palavras faladas e frases.

 

 

Escuta ativa

Capacidade desenvolvida de atenção ao que as outras pessoas estão dizendo, tendo tempo para entender os pontos que são apresentados, fazendo perguntas adequadas e não interrompendo em momentos inapropriados.

 

 

Expressão oral

Capacidade desenvolvida de comunicar–se claramente ao fornecer informações e ideias  para que outros entendam.

 

 

Compreensão escrita

Capacidade desenvolvida de compreender parágrafos e sentenças escritas em documentos relacionados ao trabalho.

 

 

Expressão escrita

Capacidade desenvolvida de escrever palavras e sentenças com clareza e sem ambiguidade para que outros possam compreender.

 

 

Estratégias de aprendizagem

Capacidade desenvolvida de selecionar e usar métodos e procedimentos de treinamento/formação/instrução apropriados em situações de aprendizagem ou de ensino.

 

 

Aprendizado ativo

Capacidade desenvolvida de compreender as implicações de novas informações para a resolução de problemas atuais e futuros relacionados a um dado contexto.

 

 

Persuasão

Capacidade desenvolvida de persuadir pessoas a mudarem de ideia ou comportamento.

 

 

Negociação

Capacidade desenvolvida de reunir pessoas e tentar reconciliar as diferenças.

 

 

Habilidade de orientar serviços

Capacidade desenvolvida de ativamente encontrar formas de ajudar as pessoas na realização de seus trabalhos.

 

 

Habilidade de ensinar

Capacidade desenvolvida de compreender as dificuldades de cada pessoa na execução de um trabalho ou de um estudo, fornecendo dicas para que as dificuldades sejam sanadas por meio de explanação, demonstração e teste.

 

TRABALHO COM NÚMEROS

Capacidades desenvolvidas de usar a linguagem de números, expressões numéricas, algébricas e geométricas para resolver problemas.

 

 

 

Transcrição de dados

Capacidade desenvolvida de copiar dados ou expressões numéricas, algébricas e geométricas de maneira fidedigna.

 

 

Comparação de dados

Capacidade desenvolvida de selecionar, classificar, organizar e comparar dois ou mais elementos numéricos, algébricos ou geométricos.

 

 

Classificação de dados

Capacidade desenvolvida de classificar informações numéricas com base em algum tipo de ordenamento.

 

 

Compreensão numérica

Capacidade de leitura e interpretação de linguagem numérica.

 

 

Expressão numérica

Capacidade desenvolvida de expressar por escrito operações e expressões numéricas, algébricas ou geométricas.

 

 

Análise de dados

Capacidade desenvolvida de analisar dados e expressões numéricas, algébricas ou geométricas, bem como reconhecer padrões.

 

 

Sintetização de dados

Capacidade desenvolvida de realizar conclusões sintéticas de dados e expressões numéricas, algébricas ou geométricas em estudo.

 

RACIOCÍNIO

Capacidades desenvolvidas para usar a razão, especialmente para formular conclusões, inferências ou julgamentos.

 

 

 

Raciocínio concreto para seguir instruções.

Capacidade desenvolvida de seguir procedimentos baseados em fatos e coisas que se vê ou observa.

 

 

Raciocínio abstrato para resolução de problemas

Capacidade mental desenvolvida baseada em ideias, ou seja, de raciocinar além dos fatos ou do que está implícito nos fatos.

 

 

Raciocínio analítico

Capacidade desenvolvida de análise de informações e uso de lógica para resolver problemas relacionados ao trabalho.

 

 

Raciocínio sintético

Capacidade diagnóstico de problemas ou troubleshooting.

 

 

Raciocínio crítico

Capacidade desenvolvida de identificar os pontos fortes e fracos de soluções alternativas, conclusões ou abordagens para problemas.

 

 

Raciocínio científico

Capacidade desenvolvida de usar regras e métodos científicos para resolver problemas.

HABILIDADES PRÁTICAS

Proficiência no uso de métodos, materiais, ferramentas e instrumentos, visando a aplicação dos conhecimentos adquiridos para realizar tarefas e solucionar problemas São classificadas em três categorias: habilidades operacionais, organizacionais e interpessoais.

 

 

HABILIDADES OPERACIONAIS

Capacidades desenvolvidas para usar métodos, técnicas, materiais, instrumentos, procedimentos e conhecimentos, ao colocar em operação um determinado trabalho.

 

 

 

Aplicação de instruções simples e rotineiras

Capacidade desenvolvida para usar procedimentos simples na execução de tarefas rotineiras

 

 

Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas

Capacidade desenvolvida para usar procedimentos para aplicação de técnicas que contêm algumas variáveis concretas e específicas.

 

 

Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas

Capacidade desenvolvida para usar procedimentos para aplicação de técnicas que que contêm muitas variáveis concretas e específicas.

 

 

Aplicação de habilidades artísticas

Capacidade desenvolvida para usar e criar técnicas e concepções  em trabalhos artísticos.

 

 

Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade

Capacidade desenvolvida para usar regras e princípios tecnológicos de baixa complexidade para resolver problemas.

 

 

Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas

Capacidade desenvolvida para usar regras e métodos científicos ou tecnológicos de média complexidade para resolver problemas.

 

 

Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico

Capacidade desenvolvida para usar princípios e métodos de um campo de estudo científico de alta complexidade.

 

 

Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade

Capacidade desenvolvida para usar princípios e criar métodos situados na vanguarda científica para criar soluções de problemas de alta complexidade.

 

HABILIDADES ORGANIZACIONAIS

Capacidades desenvolvidas para usar os recursos com efetividade

 

 

 

Análise de operações

Capacidade desenvolvida para analisar as necessidades e os requisitos para criar um projeto de produto (design).

 

 

Programação de operações

Capacidade desenvolvida para escrever programas de computador para vários fins.

 

 

Análise de garantia de qualidade

Capacidade desenvolvida para realizar de testes e inspeções de produtos, serviços ou processos para avaliar a qualidade ou o desempenho.

 

 

Análise sistêmica

Capacidade desenvolvida para determinar como um sistema deve funcionar e como as mudanças nas condições, nas operações e no ambiente afetarão os resultados.

 

 

Gerenciamento de recursos materiais

Capacidade desenvolvida para seleção e obtenção apropriadas de equipamentos, instalações e materiais necessários para realizar determinado trabalho.

 

 

Gerenciamento de recursos financeiros

Capacidade desenvolvida para determinar como o dinheiro será gasto para realizar o trabalho e contabilizar esses gastos.

 

 

Gerenciamento de recursos humanos

Capacidade desenvolvida para incentivar, desenvolver e dirigir as pessoas enquanto elas trabalham, identificando as melhores pessoas para cada trabalho.

 

 

Análise de riscos

Capacidade desenvolvida para analisar possibilidades de eventos acidentais que possam provocar danos às pessoas, às instalações, ao meio ambiente e à imagem da empresa.

 

 

Gerenciamento de riscos

Capacidade desenvolvida para gerenciar: a) a prevenção de eventos acidentais de natureza interna ou externa à empresa que possam provocar danos às pessoas, às instalações, ao meio ambiente e à imagem da empresa; b) procedimentos e providências em caso de incidentes.

 

HABILIDADES INTERPESSOAIS

Capacidades desenvolvidas para interagir com as pessoas, individualmente e em grupo.

 

 

 

Trabalho em equipe

Capacidade desenvolvida e facilidade em unir-se a um esforço coletivo para resolver um problema ou executar um trabalho.

 

 

Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...

Capacidade desenvolvida para compreender a natureza das solicitações e pedidos das pessoas para resposta efetiva.

 

 

Troca de informações

Capacidade desenvolvida para troca de informações com a equipe de trabalho e com a comunidade externa.

 

 

Fornecimento de informações

Capacidade desenvolvida para fornecer informações aos superiores, colegas de trabalho e subordinados por telefone, por escrito, por e-mail ou pessoalmente.

 

 

Cooperação

Capacidade desenvolvida para ser agradável com os outros no trabalho e demonstrar uma atitude cooperativa e bem–humorada.

 

 

Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços

Capacidade desenvolvida para convencer outros a mudarem de ideia ou comportamento.

 

 

Orientação de pessoas

Capacidade desenvolvida na ação de ajudar e orientar as pessoas nas suas necessidades.

 

 

Facilitação e mediação de aprendizagem

Capacidade desenvolvida para interagir com outros para que eles internalizem a aprendizagem por meio da ação.

 

 

Assessoramento

Capacidade desenvolvida para fornecer de informação técnica ou científica e ideias para definir, clarificar, ampliar e aperfeiçoar procedimentos, capabilidade ou especificação de produtos e serviços.

 

 

Supervisão

Capacidade desenvolvida para determinar e ou interpretar procedimentos para um grupo de trabalhadores, ao distribuir tarefas específicas a eles – delineando tópicos prescritos e discricionários, mantendo relação harmoniosa entre eles e avaliando seus desempenhos.

 

 

Coordenação

Capacidade desenvolvida para ajustar as ações em relação às ações de outros.

 

 

Percepção da realidade social

Capacidade desenvolvida para cientificar-se das reações dos outros e entender a razão das reações apresentadas.

HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS

Atributos físicos, psicomotores e sensoriais duradouros, inatos e ou desenvolvidos pelo indivíduo que influenciam o desempenho.

 

 

HABILIDADES FÍSICAS

Capacidades relacionadas à força, à resistência, à flexibilidade, ao equilíbrio e à coordenação.

 

 

 

Coordenação corporal bruta

Capacidade desenvolvida de coordenar o movimento de seus braços, pernas e tronco juntos quando todo o corpo está em movimento.

 

 

Equilíbrio corporal bruto

Capacidade desenvolvida de manter ou recuperar o seu equilíbrio corporal ou ficar em pé quando em uma posição instável.

 

 

Flexibilidade de extensão

Capacidade desenvolvida de dobrar, esticar, torcer, ou chegar com o seu corpo, braços e  ou pernas.

 

 

Flexibilidade dinâmica

Capacidade desenvolvida de rápida e repetidamente dobrar, esticar, torcer, ou chegar com o seu corpo, braços e ou pernas.

 

 

Força de tronco

Capacidade desenvolvida de usar os seus músculos abdominal e lombar para apoiar parte do corpo repetidamente ou continuamente ao longo do tempo, sem se exaurir ou fatigar.

 

 

Força dinâmica

Capacidade desenvolvida de exercer a força muscular repetida ou continuamente ao longo do tempo. Isso envolve resistência muscular e resistência à fadiga muscular.

 

 

Força estática

Capacidade desenvolvida de exercer a força muscular máxima para levantar, puxar, empurrar ou carregar objetos.

 

 

Força explosiva

Capacidade desenvolvida de usar rajadas de força muscular para impulsionar a si mesmo (como no salto ou corrida), ou para jogar um objeto.

 

 

Vigor (estamina)

Capacidade desenvolvida de exercitar-se fisicamente durante longos períodos de tempo sem ficar sem fôlego ou com falta de ar.

 

HABILIDADES PSICOMOTORAS

Capacidades desenvolvidas que influenciam a habilidade de manipular e controlar objetos.

 

 

 

Estabilidade (firmeza) braço-mão

Capacidade desenvolvida de manter a sua mão e braço firme, enquanto move o braço ou enquanto mantém seu braço e mão em uma posição.

 

 

Precisão de controle

Capacidade desenvolvida de adaptação rápida e repetidamente aos comandos de uma máquina ou um veículo para posições exatas.

 

 

Destreza dos dedos (ou digital)

Capacidade desenvolvida de fazer movimentos precisamente coordenados dos dedos de uma ou ambas as mãos para agarrar, manipular ou montar objetos muito pequenos.

 

 

Destreza manual

Capacidade desenvolvida de mover rapidamente sua mão, sua mão junto com seu braço, ou as duas mãos para agarrar, manipular ou montar objetos.

 

 

Coordenação multimembros

Capacidade desenvolvida de coordenar dois ou mais membros (por exemplo, dois braços, duas pernas, ou uma perna e um braço) enquanto está sentado, em pé ou deitado. Não envolve executar as atividades enquanto todo o corpo está em movimento.

 

 

Taxa de controle

Capacidade desenvolvida de controlar o tempo de seus movimentos ou o movimento de uma peça de equipamento em antecipação a mudanças na velocidade e / ou direção de um objeto em movimento ou cena.

 

 

Tempo de reação (ou de resposta)

Capacidade desenvolvida de responder rapidamente (com a mão, dedo, ou pé) a um sinal (som, luz, imagem) quando ele aparecer.

 

 

Resposta de orientação

Capacidade desenvolvida de escolher rapidamente entre dois ou mais movimentos em resposta a dois ou mais sinais diferentes (luzes, sons, imagens). Ela inclui a velocidade com que a resposta correta é iniciada com a mão, o pé ou outra parte do corpo.

 

 

Velocidade de movimento dos membros

Capacidade desenvolvida de mover-se rapidamente nos braços e pernas.

 

 

Velocidade de pulso-dedos

Capacidade desenvolvida de fazer movimentos simples, rápidos, repetidos de dedos, mãos e pulsos.

 

HABILIDADES SENSORIAIS

Capacidades desenvolvidas que influenciam a percepção visual, auditiva e da fala.

 

 

 

Atenção auditiva

Capacidade desenvolvida de se concentrar em uma única fonte de som na presença de outros sons que distraem.

 

 

Localização de som

Capacidade desenvolvida de indicar a direção de onde um som foi originado.

 

 

Reconhecimento de fala 

Capacidade desenvolvida de identificar e entender o discurso de outra pessoa.

 

 

Clareza de fala 

Capacidade desenvolvida de falar claramente para que os outros possam entender você.

 

 

Sensibilidade auditiva

Capacidade desenvolvida de detectar ou dizer as diferenças entre sons que variam em tom e intensidade.

 

 

Sensibilidade ao brilho

Capacidade desenvolvida de ver objetos na presença de brilho ou iluminação brilhante.

 

 

Percepção de profundidade 

Capacidade desenvolvida de julgar qual de vários objetos está mais perto ou mais longe de você, ou julgar a distância entre você e um objeto.

 

 

Visão a distância

Capacidade desenvolvida de ver detalhes a distância.

 

 

Visão de perto (ou a curta distância)

Capacidade desenvolvida de ver detalhes a curta distância (a poucos metros do observador).

 

 

Visão noturna

Capacidade desenvolvida de ver sob condições de pouca luz.

 

 

Visão periférica

Capacidade desenvolvida de ver objetos ou movimentos de objetos para o lado quando os olhos estão olhando para frente.

 

 

Discriminação de cor visual

Capacidade desenvolvida de combinar ou detectar diferenças entre cores, incluindo tons de cor e brilho.

 

Para a elaboração da tabela de habilidades foi consultado o Manual de Escala de Requerimentos de Habilidades (Manual for the Ability Requirement Scales – MARS), publicado em The Job Analysis Handbook for Business, Industry and Government, Vol. II, editado por Sidney Gael, 1988. A referida escala foi incorporada também na Occupational Net (O*Net).

 

 

IV.            ATITUDES

 Atitudes

Capacidade para desenvolver tarefas e resolver problemas com diferentes graus de autonomia e responsabilidade. 

 

As atitudes foram estruturadas hierarquicamente em:

·         4 Categorias

o    22 Atitudes

 

 

CATEGORIA

ATITUDES

TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA

 

Trabalho sob supervisão direta

 

Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia

AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO

 

Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas

 

Autonomia nos contextos de trabalho sem previsão de mudanças

 

Autonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças

 

Autonomia em atividades ou projetos técnicos complexos

 

Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.

 

Autonomia no desenvolvimento de novas ideias ou de processos de vanguarda, incluindo pesquisa.

SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS

 

Supervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro

 

Supervisão de profissionais em contextos de trabalho sem previsão de mudanças

 

Supervisão de profissionais em contextos de trabalho com previsão de mudanças

 

Supervisão de profissionais em atividades ou projetos técnicos complexos

 

Supervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.

 

Supervisão de profissionais no desenvolvimento de novas ideias ou de processos de vanguarda, incluindo pesquisa.

AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE

 

Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação

 

Avaliação do próprio desempenho

 

Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento

 

Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores

 

Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles

 

Avaliação do desempenho de setor de empresa ou de instituição

 

Avaliação do desempenho de setor de empresa ou de instituição, gerenciando processos de melhoria

 

Avaliação do desempenho de uma empresa ou instituição

 

A tabela de atitudes foi organizada a partir de descritores internacionais, além de pesquisas sobre motivação e responsabilidade em situação de trabalho. (5)

 

V.            GRAUS DE PROFUNDIDADE, FREQUÊNCIA DO USO E IMPORTÂNCIA

As variáveis profundidade, frequência e importância servem como referência para auxiliar a classificação das ocupações em cada um dos níveis de qualificação. No caso de Conhecimentos, as três são consideradas. Em Habilidades, são levadas em conta a frequência e a importância. Em Atitudes, assinala-se apenas a importância.

A seguir, apresenta-se o caso de Conhecimentos, por ser o mais completo. As considerações são válidas também para frequência e/ou importância em Habilidades e Atitudes.

Graus de profundidade, frequência do uso e importância em Conhecimentos

Para cada conhecimento considerado essencial, são feitas três questões:

·         Qual o grau de profundidade do conhecimento mobilizado?

·         Qual o grau de frequência do uso do conhecimento no dia a dia?

·         Qual o grau de importância do conhecimento para o desempenho da ocupação?

A profundidade, a frequência e a importância são medidas por escala de 5 (cinco) pontos:

1.       muito(a) pequeno(a)

2.       pequeno(a)

3.       médio(a)

4.       grande

5.       muito grande

De modo geral, em conhecimentos do domínio formação geral e/ou transversal, o grau de profundidade tende a ser menor nas ocupações de níveis mais baixos de qualificação, gradativamente aumentando quanto maior o nível.

Como exemplo, pode-se citar que, no nível 1, normalmente é assinalado grau 1 ou 2 para Português, Informática, Matemática e outros conhecimentos similares. Espera–se que o profissional seja capaz de demonstrar possuir conhecimentos básicos, de muito pequena ou pequena profundidade.

Já em conhecimentos do domínio formação específica ou técnico-profissional, o grau de profundidade tende a ser maior nos saberes profissionais relacionados diretamente às atividades que desempenha. Assim, conhecimentos sobre técnicas, ferramentas, artefatos, utensílios e equipamentos e outros aspectos similares tendem a ter grau de profundidade maior que os conhecimentos de formação geral e/ou transversal.

Além de profundidade, são consideradas a frequência e a importância de cada conhecimento, na análise do nível de qualificação de uma ocupação. Um conhecimento, mesmo que profundo, terá sua influência relativizada se for esporádico (pequena frequência) e de pouca importância para desempenho da ocupação. Se a importância do conhecimento for grande, mesmo que esporádico, pode ser considerado relevante para a classificação da ocupação.



(3)  https://www.cnpq.br/documents/10157/186158/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf

(Disponível em 08/03/2019)

 

(4) OCDE, Revised Fields of Science and Technology. In http://www.oecd.org/sti/inno/38235147.pdf

(5)Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop), Analysis and overview of NQF level descriptors in European countries, 2013.

      CONCEIÇÃO NETO, Vera Lúcia e LIMA MOURA, Guilherme. Instrumentalização da autonomia no trabalho: contribuições e reflexões, XX SEMEAD Seminários em Administração, novembro de 2017.

      ALLPORT, Gordon W. Attitudes In Handbook of Social Psychology, Clark University Press, Worcester, Mass., 1935.