QBQ

Quadro Brasileiro de Qualificações

CCBO Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações
Secretaria de

Trabalho

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

 

Apresentação

Esta divulgação experimental do QBQ – Quadro Brasileiro de Qualificações inicia-se com a disponiblilização de algumas das mais de 2.600 ocupações constantes da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações. Trata-se de uma versão de avaliação para colher o maior número possível de sugestões de potenciais usuários/consulentes para, assim, introduzir melhorias – processo que se vislumbra permanente – e, na sequência, ampliar do número de ocupações divulgadas. É uma oportunidade para manifestação dos diferentes setores da sociedade; com isso, deixa-se de realizar uma consulta ou audiência pública formal.

Por meio do aperfeiçoamento contínuo, o QBQ pretende contribuir para acompanhamento das transformações do mundo do trabalho, para adequação da formação inicial e continuada dos trabalhadores a esse novo mundo e para criação de oportunidades de emprego para o jovem brasileiro.

O projeto Estudo, Elaboração e Implantação do QBQ - Quadro Brasileiro de Qualificações, levado a cabo pela Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações (CCBO), tem como principais objetivos:
 • Definir o nível de qualificação de cada ocupação constante da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO);
 • Subsidiar a elaboração de programas de qualificação profissional, com base na definição de conhecimentos, habilidades e atitudes em cada ocupação;
 • Subsidiar o estabelecimento de prioridades para atualização da CBO;
 • Viabilizar a articulação dos sistemas de formação profissional do Brasil com os de outros países.

Em 2019, iniciou-se o projeto com a fase de planejamento e de definição dos critérios e dos descritores para classificar o nível de qualificação de uma ocupação.

Posteriormente, especialistas em formação profissional realizaram a classificação do nível de qualificação e indicaram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para desempenho de 602 ocupações dos Grandes Grupos CBO 3 (Técnicos de nível médio) e 4 a 9 (Trabalhadores da agropecuária, indústria, comércio e serviços). Os especialistas atuam (ou atuaram até recentemente) em instituições que desenvolvem educação profissional e tecnológica, tendo experiência em elaboração e implantação de currículos.

No momento, continua a classificação de mais 600 ocupações dos GG 3 a 9. Paralelamente, realiza-se a revisão final das ocupações classificadas, para divulgação.

Para obter os microdados disponibilizados em Excel, clique aqui